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Artigo de Opinião Wines of Portugal: Criar valor para os vinhos portugueses

04 de 02 de 2021, às 19h00

A presença dos vinhos portugueses em mercados internacionais é hoje uma realidade e um forte contributo para a dinâmica da economia nacional. Durante largas décadas, Portugal, enquanto histórico país produtor de vinhos, sempre se focou mais no mercado nacional do que nas exportações. Tirando algumas categorias especiais, como o Vinho do Porto ou Madeira, a estratégia passava pela promoção e venda no mercado nacional e alguma exportação para os PALOP, como Angola e Moçambique. Excluindo as categorias Porto e Madeira, as nossas exportações estavam, no ano 2000, pouco acima de 1 milhão de hectolitros.

O estudo de Michael Porter sobre a competitividade da economia portuguesa, encomendado pelo Governo português em 1994, é considerado um marco pela identificação de 11 cluster estratégicos para o país, entre eles o sector dos vinhos. É neste contexto que é dado um importante passo com a criação, em 1997, da ViniPortugal, Organização Interprofissional que representa todo o sector vitivinícola português e com a missão de promover a qualidade e a excelência dos vinhos nacionais. Para tornar mais eficiente e eficaz a estratégia de promoção, foi criada, em 2010, a marca "Wines of Portugal", sendo a ViniPortugal a gestora da marca, da qual o Instituto da Vinha e do Vinho é o proprietário.

A marca “Wines of Portugal”, em utilização há cerca de 10 anos, é uma chancela criadora de valor e contribui para o crescimento sustentado do volume e do preço médio dos nossos vinhos. Presente de forma consistente em quatro continentes e 21 mercados estratégicos, a marca tem vindo a consolidar a sua presença nos vários mercados onde actuamos e é hoje reconhecida exteriormente, transmitindo os seus valores: um mundo de diversidade de vinhos com autenticidade e tradição, uma forte ligação às regiões, uma forte ligação ao saber de autor e arte na criação de vinhos de lote e vinhos distintos, resultantes do vasto património de castas autóctones.

Para que a marca continue a atingir novos mercados e novos consumidores, é de vital importância que todas as regiões e todos os agentes económicos do sector vitivinícola, que trabalham com vinhos certificados, usem esta marca nas suas acções de promoção e nos seus produtos. É através da união de todos que vamos conseguindo fazer crescer o valor da marca “Wines of Portugal” e, com isso, valorizando os nossos vinhos no mercado mundial. Estamos certos que a Beira Interior, com toda a sua história, com as suas castas locais e que nos vem brindando nos últimos anos com a excelência dos vinhos de altitude, é uma região fundamental para aumentar ainda mais a notoriedade da nossa marca colectiva “Wines of Portugal”.

Presidente ViniPortugal, Frederico Falcão