O Concelho do Sabugal localiza-se no extremo sudeste do Distrito da Guarda. Ocupa 822,7 Km2 na zona de transição da Cova da Beira para a Meseta Ibérica. Confina a norte com os Concelhos de Almeida e da Guarda, a oeste com o de Belmonte, a sul com os do Fundão e Penamacor. A fronteira espanhola preenche o restante dos limites sul e leste. O turista tem boas razões para visitar a nossa terra. No que diz respeito ao património natural, destaca-se a Malcata, com a sua Reserva Natural. O património construído revela traços da presença humana nas terras de Riba-Côa desde a pré-história. Para uma visão geral dessas marcas ao longo do tempo, a melhor opção é uma visita ao Museu do Sabugal. O concelho do Sabugal é predominantemente rural, estando a base da sua economia na agricultura e na pecuária. A pastorícia, associada à produção de queijo de ovelha e cabra, é também muito importante para a economia local. Um pouco por todo o lado, as festas dos oragos atraem numerosos visitantes. Destaque para as da Senhora da Granja, no Soito, da Senhora da Graça , no Sabugal, de Nossa Senhora da Póvoa, em Sacaparte, e as dos Santos Populares, no mês de junho. Entre as tradições do Concelho, destaca-se, pela sua especificidade, a Capeia Arraiana, registada desde 2011 no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, sem esquecer, também, a saborosa gastronomia tradicional. Tudo isto e muito mais poderá conhecer com uma visita ao Sabugal.
PRINCIPAIS ATRAÇÕES:
1- CINCO VILAS MEDIEVAIS: Desde a Idade Média até ao século XIX, o território do atual concelho do Sabugal estava repartido por cinco vilas, cada uma encabeçando o seu concelho: Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior. Existem em cada uma vestígios da sua importância passada, quer em termos de arquitetura militar, quer em símbolos do poder político-judicial local. Em Sortelha, uma das 12 Aldeias pertencente à Rede das Aldeias Históricas de Portugal, realiza-se, anualmente, em setembro, o evento "Muralhas com História". Por outro lado, o Centro Histórico do Sabugal, acolhe, na quadra Natalícia o "Sabugal Presépio - o Maior Presépio Natural.
2- RESERVA NATURAL DA SERRA DA MALCATA: O elemento mais relevante do património natural do concelho é, sem dúvida, a Reserva Natural da Serra da Malcata. Cobre uma superfície de 16.348 ha, divididos pelos concelhos do Sabugal e Penamacor. Trata-se de um local onde se podem observar diversas espécies de plantas e animais, algumas delas alvo de proteção especial.
3 - MUSEU DO SABUGAL: O Museu do Sabugal possui dois espaços expositivos: a exposição permanente, de caráter arqueológico, retrata a presença humana na área do concelho, ao longo dos tempos; o outro espaço destina-se a exposições temporárias, tendo acolhido, desde a sua abertura, projetos de áreas muito diversificadas: pintura, escultura, etnografia, etc.
4 - CAPEIA ARRAIANA: A Capeia Arraiana é uma manifestação tauromáquica específica de algumas povoações do concelho do Sabugal próximas da fronteira com Espanha. A Capeia Arraiana é única e diferente de outras manifestações tauromáquicas porque a lide do touro bravo é feita colectivamente e com o recurso do forcão. É no mês de Agosto que se realizada a Capeia, juntamente com a festa patronal de cada comunidade. Geralmente é feita no largo principal da aldeia. Antes da Capeia faz-se o “encerro” e o “boi da prova”, e depois da Capeia o “desencerro”, com a qual termina.
5 - RIO CÔA: O rio Côa, que nasce na Serra das Mesas (Fóios), até desaguar no rio Douro, próximo de Vila Nova de Foz Coa, percorre 135 km quase sempre por áreas naturais, praticamente selvagens, o que preserva a pureza da água.