Morada

Praça do Município, s/n

6420-107 Trancoso

Chefe da Divisão Administrativa

Dr. Francisco Coelho | gabinete.presidencia@cm-trancoso.pt |francisco.coelho@cm-trancoso.pt

Contactos

Municipio

Trancoso

Breve descrição do Município - A cidade de Trancoso, vila medieval e uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, está localizada no topo de um planalto, atingindo o seu Castelo 885m de altitude.

Com numerosos monumentos, de arquitetura civil e religiosa, possui um dos mais expressivos Centros Históricos do país, visitado anualmente por várias dezenas de milhar de turistas.

Para além do património, destacam-se também a conhecida hospitalidade das gentes da beira e a rica gastronomia, salientando-se os enchidos, queijos e vinhos, e as Sardinhas Doces, de origem conventual.

Castelo - de estrutura militar e de defesa, possui no seu interior uma Torre de Menagem, testemunho único no país pela sua estrutura troncocónica de origem moçárabe.

Muralhas - o antigo núcleo urbano está ainda hoje delimitado, em quase toda a sua extensão, pela imponente cintura de muralhas erigida nos reinados de D. Afonso III ou D. Dinis e amplamente beneficiada no tempo de D. Fernando.

Casa do Bandarra - centro interpretativo criado em homenagem ao Sapateiro, Poeta e Profeta Gonçalo Anes Bandarra, conhecido por muitos como o “Nostradamus Português”.

Isaac Cardoso - a presença da maior comunidade judaica existente na região entre os sécs. XVI e XVII reflete-se nas diversas marcas cruciformes espalhadas ao longo da Judiaria e também no Centro de Interpretação da Cultura Judaica Isaac Cardoso, espaço que, para além de incluir uma belíssima réplica de sinagoga sefardita, tem a pretensão de dar a conhecer o legado ancestral das comunidades judaicas da Beira.

Rotas e Factos Históricos

Caminhos de Santiago - a via Portugal Nascente reconstrói o caminho de Santiago pelo interior de Portugal entre Tavira e Trancoso, entroncando no caminho de Torres, que procede de Salamanca e termina em Santiago de Compostela.

Eventos a não perder:

Feira do Fumeiro em finais de fevereiro/início de março durante dois fins de semana;

Festa da História no último fim de semana do mês de junho, com a recreação do casamento de El Rei D. Dinis com D. Isabel de Aragão;

Festival de Música no Castelo em meados do mês de julho;

Feira de São Bartolomeu em meados do mês de agosto, a feira franca mais antiga do país, criada em 1273 pelo Rei D. Afonso III, pai de D. Dinis, tem a duração de 10 dias;

Feira da Castanha no primeiro fim de semana de novembro;

Mercado semanal o maior da região, nasce paralelamente à Feira de São Bartolomeu e realiza-se todas as sextas-feiras do ano.